quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Wine Spectator Grand Award: Restaurante Sierra Mar

Paisagem com direito a almoço.  Simples assim.  Ah, e bebidas também.  A carta de vinhos premiada com o Grand Award da Wine Spectator e destaque na edição de agosto da revista: Restaurante Sierra Mar.

Simplesmente um local para a série "Lugares Espetaculares para Degustar um Vinho" do blog Veni, Vidi, Vinho (#ficaadica). É lá em Big Sur, na Califórnia, bem ao final da parte mais espetacular da Highway 1, a 365 metros acima do Pacífico, todo cercado por vidros para que ninguém perca o espetáculo da vista.


O Grand Award não é para qualquer um não, só para aqueles que tenham total excelência no que diz respeito a seus vinhos.  Excelência, nesse caso, pode ser definida como mais de 1.500 garrafas na adega, rótulos dos melhores produtores do mundo, variedade de safras (antigas e raras), diferentes tamanhos de garrafas, carta em harmonia com o menu.  De quebra, ainda tem que ter organização, apresentação e serviço notáveis.  

Este ano foram 75 ganhadores, com uma oferta média de 2.400 rótulos e mais de 13.000 garrafas no estoque.

Quanto ao Sierra Mar, que só agora recuperou seu grande prêmio após ter tido sua adega reduzida de 20.000 para 4.000 garrafas em 2006, conta atualmente com mais de 14.000 garrafas e 2.600 rótulos (com destaque para a Califórnia e França), graças ao trabalho de seu "Wine Director", Dominique Da Cruz, que, por sinal, fala português e poderá te dar umas dicas sobre como você poderá fazer o mesmo com sua adega!

Ao chegar ao restaurante, após se recuperar da empolgação com o local e se sentar à mesa, não necessariamente nessa ordem, com o menu de preço fixo (US$ 40, o almoço), lhe é entregue a carta reduzida de vinhos ("míseros" 120 rótulos) para satisfazer os menos ambiciosos, como eu, que já fiquei bastante feliz, especialmente pelas ótimas opções em taça e meia-garrafas.  É, ainda tem gente que insiste em não me acompanhar...

Ocorre que lá no topo da "cartinha", há um aviso em negrito saltando aos olhos: "extended wine list" disponível. Quem resiste?  Lá veio ela: 134 páginas de opções (sem ilustrações, caso tenha se perguntado). Tudo muito bem organizado, fácil de ler e de se localizar, só difícil de pagar... Bem feito, quem mandou querer olhar? Ainda bem que eu estava lá pelos vinhos em taça! ;)

Meus escolhidos foram:

Schloss Gobelsburg Grüner Veltliner 2011
Kamptal
Cítrico, seco, frutado com notas minerais e fresco, ótima opção para a salada de rúcula com queijo de cabra, maçãs e nozes.
US$ 12/taça

Long Meadow Ranch Cabernet Sauvignon 2006
Napa
Frutas vermelhas, notas herbáceas, chocolate, bem vivo e com taninos macios para o filé de Wagyu com cogumelos, queijo cambozola e batatas.
US$ 18/taça

É encantador ver em um só lugar os melhores vinhos do mundo.  Ainda mais em um lugar tão espetacular.  Mas, minha experiência me mostrou que cartas premiadas não cabem no meu bolso e, portanto, não me servem muito, a não ser pelas ótimas opções em taça que me permitem degustar diferentes rótulos e beber sozinha (#tendênciaglobal).  Ainda voto por uma carta mais compacta, de qualidade e com preços honestos, em um local que valorize o vinho e seu serviço.

O Sierra Mar me deu essa opção com a carta reduzida e valeu cada quilômetro rodado até chegar lá, cada dólar gasto e cada piscar de olhos. 

P.S: Só faltou, para um restaurante à beira mar, mais opções de espumantes... Brasil?? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário