segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Um grande Malbec

Ontem vagamos mais um espaço em nossa adega. O escolhido foi o Tomero Gran Reserva Malbec 2007, o top da vinícola Vistalba, juntamente com o Vistalba Corte A.  Compramos durante nossa visita à vinícola em julho e pagamos cerca de R$ 100,00.  No Brasil, parece estar mais de R$ 200,00 (yay!).

Entrada da Vinícola Vistalba (no inverno)

A Vistalba foi uma excelente surpresa.  Na verdade, não consegui marcar uma visita à Pulenta Estate (era feriado na cidade) e me deparei com Carlos Pulenta.

Na vinícola, há uma pousada com apenas dois quartos e um restaurante que só abre para almoços. Elemento de inveja: a adega pessoal do Senhor Carlos Pulenta (vi algumas garrafas muito interessantes por lá!).  A visita foi rápida, mas pudemos degustar todos os seus vinhos em um almoço harmonizado no fantástico restaurante La Bourgogne (acho que uma das melhores refeições da viagem!).

Sala de Degustação da Vinícola com amostra do solo
Sobre o vinho:
Tomero é uma homenagem de Carlos Pulenta ao trabalhor responsável pela distribuição de água naqueles vinhedos onde a irrigação é permitida.
Trata-se de um varietal, proveniente dos vinhedos da Finca Los Álamos, localizada no Valle de Uco.
Envelhecimento: 19 meses em barricas de carvalho francês e guardado a 12° por 12 meses antes de ser comercializado
Álcool: 14,6°
Notas do Produtor:
Vermelho profundo com reflexos negros, aromas que aparecem lentamente, com notas de especiarias que se desenvolvem para frutas vermelhas e negras em compota.  Em boca, elegante, com entrada doce, grande estrutura, equilíbrio e persistência, com taninos robustos, mas com a característica redondez de um bom Malbec.


Meus comentários:
Com uma cor maravilhosa, o vinho é realmente tudo o que o produtor diz e mais um pouco.  Aromas de couro, baunilha, caramelo.  Final longo e doce.  Bom corpo e redondo.  Para o André, um dos melhores Malbec que já provou!

2 comentários:

  1. Desculpe a ignorância, mas qual a razão de demonstrarem o solo? Mostrar a qualidade de onde são cultivadas as uvas?

    ResponderExcluir
  2. Não necessariamente, até porque qualidade é algo relativo... (e os melhores solos para vinhedos devem ser pobres). Na verdade é apenas para mostrar o tipo de solo mesmo, pois dele virá muitas das características do vinho. No caso da Vistalba (na foto), mostra-se um solo aluvial, com boa drenagem, permitindo que as raízes busquem minerais a 3 ou 4 metros de profundidade.

    ResponderExcluir